Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55224

Compartilhe esta página

Título: Didática da história e arquétipos em quadrinhos de terror : uma análise a partir de “Carniça e a Blindagem Mística”
Autor(es): ALMEIDA, Tayane Ferreira de
Palavras-chave: História; Histórias em quadrinhos de terror; Medo; História - Didática; Histórias em quadrinhos
Data do documento: 6-Fev-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ALMEIDA, Tayane Ferreira de. Didática da história e arquétipos em quadrinhos de terror: uma análise a partir de “Carniça e a Blindagem Mística”. 2024. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Esta dissertação investiga a partir da Didática da História a potencialidade do gênero de terror para a construção de saber histórico, buscamos desenvolver esta investigação a partir das HQs, analisando em específico a narrativa presente em “Carniça: a blindagem mística” do autor Shiko (2020). Para tanto este trabalho foi dividido em capítulos, que defendem a seguinte hipótese: o terror apresenta temas comuns ao campo da experiência histórica (medo, violência, ansiedades, moralidade, preconceitos, dentre outros) desta forma a utilização destas narrativas no Ensino de História se apresenta de maneira lógica. No segundo capítulo buscamos investigar os espaços de saber que cercam o conceito de terror. Analisando o próprio medo sob viés histórico através da construção de discurso - qual fator causa medo, a quem e em qual período histórico - percebendo alguns padrões narrativos utilizados no gênero. No terceiro capítulo objetivando delimitar o conceito de terror enquanto gênero literário e sub gêneros (sobrenatural, horror, gótico, thriller, etc). Em seguida, será desenvolvido um breve histórico acerca das HQs e o gênero do terror, buscando seus processos de desenvolvimento iniciais nos EUA, e em seguida focando nas fases de produção brasileira. No quarto capítulo será desenvolvida uma análise considerando os aspectos discutidos nos capítulos anteriores tendo em vista a obra “Carniça: a blindagem mística” volumes 1 e 2, para evidenciar a potencialidade que os quadrinhos de terror carregam para aprendizagem histórica a partir desta obra em específico. Concluímos que este quadrinho apresenta e representa medos palpáveis a sociedade contemporânea como a violência contra a mulher, além de inserir na sua história símbolos culturais do sertão nordestino e fontes históricas acerca do movimento do Cangaço.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/55224
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Tayane Ferreira de Almeida.pdf9,77 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons